Psicanálise, Educação e o Pensamento Decolonial

Sinopse

O livro “Psicanálise, Educação e o Pensamento Decolonial” é uma produção a partir do evento IV Simpósio de Psicanálise e Educação de Minas Gerais: decolonialidade e diferenças na cultura, organizado pelo Lepsi Minas – Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais, realizado em abril de 2024, na Faculdade de Educação da UFMG.

O conjunto de textos aqui presentes propõe uma reflexão sobre a psicanálise, a educação, a teoria decolonial e a realidade brasileira, desafiando as bases eurocêntricas do pensamento tradicional. A obra revisita conceitos psicanalíticos à luz das realidades e das experiências dos povos historicamente marginalizados, promovendo um diálogo entre diferentes saberes.

Os autores e autoras trazem a práxis em outros territórios, partindo da crítica aos paradigmas hegemônicos, e exploram como as estruturas de poder colonial influenciam as subjetividades e as práticas clínicas e educacionais. Uma práxis que não apenas valoriza a diversidade cultural e psíquica dos sujeitos e dos grupos sociais, mas também os capacita a transformar suas realidades e a questionar as narrativas dominantes que perpetuam a desigualdade e a opressão.

Detalhes da obra

ISBN: 978.65.88478.76.9

Autores: Libéria Neves, Michele Ueno Guimarães, Mônica Rahme, Pedro Castilho

Dimensões: 15 x 21

Páginas: 322