Da Barbárie ao encontro: Caminhos para o letramento em direitos humanos na Educação Básica

Sinopse

Na presente pesquisa buscamos empreender uma discussão acerca dos desafios do ensino dos direitos humanos nas escolas, em um momento de aumento das tensões políticas entorno do tema e tomando como premissa a perspectiva de que a educação tem como fundamento a resistência aos processos de barbarização que atravessam a sociedade contemporânea. Desta feita, visamos empreender uma pesquisa-intervenção que tivesse como fim promover o letramento dos educandos do Ensino Fundamental II na linguagem dos direitos humanos, articulando uma abordagem pedagógica que se valesse das dimensões teórica e prática, e buscando um diálogo metodológico que promovesse a interação entre teoria crítica, psicanálise e epistemologias do Sul. Nossa pesquisa procurou demonstrar a proficuidade do uso das conversações, da escuta, das narrativas de sofrimento e superação e dos diálogos interculturais como abordagens metodológicas e práticas para o fomento do letramento em direitos humanos junto aos educandos matriculados e egressos do Ensino Fundamental II e Médio de uma escola estadual da cidade de Belo Horizonte/MG e de uma escola municipal de Ibirité/MG.

Detalhes da obra

ISBN: 978-65-88478-67-7

Autora: João Paulo Lisbão Nanô

Dimensões: 15×21

Páginas: 185

R$ 50,00